quinta-feira, 8 de novembro de 2012

IEC e Unibairros integram Economia Solidária



   O Instituto de Educação e Cidadania (IEC), entidade gestora do CRDH, e o Unibairros, parceira do Centro de Referência, participam ativamente do crescente movimento de Economia Solidária (Ecosol) de Juiz de Fora. Projetos desenvolvidos pelo IEC e Unibairros estiveram presentes nas três feiras de artesanato promovidas pela Ecosol na Praça do Riachuelo, Centro.
   As duas entidades também integram o Fórum Regional de Economia Solidária da Zona da Mata, que realizou seu último encontro no dia 20 de outubro, em Juiz de Fora. Nas feiras de Ecosol é possível encontrar produtos de baixo custo, como bijuterias, bolsas, enfeites, doces e até móveis. Tudo feito artesanalmente. Nos eventos não são aceitos artigos industrializados ou made in China.
Tenda do Unibairros abriga artesãs que desenvolvem arte em tecidos na sede da entidade.
   Segundo Paulo César Oliveira, uma das lideranças do movimento na região e presidente do Unibairros, o movimento de Economia Solidária vai além do artesanato. “Queremos mostrar que nosso trabalho apresenta uma maneira alternativa de entendimento sobre economia. Aqui não utilizamos somente o dinheiro como moeda, mas também trabalhamos com trocas”.
   Paulo César ressalta que um dos propósitos do movimento é mostrar que o dinheiro não manda em tudo. “Se um pedreiro gostar de uma peça da feira e quiser levá-la através do trabalho dele, isso pode ser feito, desde que o artesão aceite o trabalho que ele oferece”, revelou o presidente do Unibairros.
   A Economia Solidária no Brasil tem origens na década de 1980. O movimento ganhou força em 2001, durante o Fórum Social Mundial, realizado em Porto Alegre (RS). Em 2003, foi criada a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES).
   O principal desafio do movimento é se projetar como um novo modo de produção, comercialização, finanças e consumo. O objetivo é incentivar a autogestão, a cooperação, o desenvolvimento comunitário e humano, a justiça social, a igualdade de gênero, raça, etnia, acesso igualitário à informação, ao conhecimento e à segurança alimentar.
   A EcoSol possui ainda como princípios a preservação dos recursos naturais pelo manejo sustentável e responsabilidade com as gerações, presente e futura, construindo uma nova forma de inclusão social com a participação de todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário